SOBRE E HISTÓRIA DE RIO GRANDE

Rio Grande é a cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, localizada no litoral às margens da Lagoa dos Patos. 

O município foi fundado em 19 de fevereiro de 1737 pelo capitão Brigadeiro José da Silva Paes para que os lusitanos conseguissem assegurar as terras do sul. No período havia uma guerra territorial entre lusos-brasileiros e espanhóis-castelhanos, terras pertencentes ao estado do Rio Grande do Sul e Uruguai. 

A posição geográfica favorável da cidade auxiliou em tempos de paz, devido a ser a única entrada portuária do Estado, por onde adentravam imigrantes e grande parte do comércio vindo de outros países. 

Até o ano de 2019, a cidade possui aproximadamente 211 mil habitantes, sendo sede do 5º Distrito Naval, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Refinaria de petróleo e o porto internacional. Além dos museus, seus prédios históricos, a praia do Cassino dentre outros pontos turísticos.  

cultura

Rio Grande conta com diversas festas típicas da cidade que carregam um pouco da história da cidade. A tradicional Festa do Mar é um exemplo disto, a feira é realizada a aproximadamente 50 anos, salientando a potência turísticas e econômicas da região através da degustação da famosa anchova prato tradicional da cidade. 

Além dos costumes do cidadão riograndino como tomar chimarrão a beira do cais, passear pela Praça Xavier Ferreira e admirar a herança histórica e arquitetônica da Catedral de São Pedro.

diretoria

gestão 2019-2020