fbpx

Nota da CDL Rio Grande: QUEREMOS TRABALHAR para continuar salvando vidas.

A CDL vem mais uma vez a público para esclarecer sua atuação na crise atual com a defesa da vida de hoje e de amanhã.

Temos em todas as nossas intervenções levado o bom diálogo e a serenidade para que pudéssemos chegar a bom termo e de forma congruente com o Prefeito Alexandre Lindenmeyer nas ações no combate a pandemia como na retomada das atividades.

Foram vários encontros via online, mensagens e diálogos para construirmos uma resultante inteligente e segura para sobrevivência social das nossas famílias, de empregadores e empregados no nosso município.
Há cerca de 15 dias propusemos a criação de um comitê econômico para dialogar com a área da saúde na busca dessa resultante.

Foram longos 25 dias de intensas reuniões com diretores e associados, até chegarmos ao dia de hoje em que tínhamos a expectativa de passarmos para a etapa de gerenciamento da retomada da atividade econômica na semana que vem, infelizmente fomos mais uma vez surpreendidos.

Na coletiva desta manhã, o senhor prefeito anunciou que vai formar um comitê composto por muitas instituições, inclusive a CDL, segundo ele, para estudar a retomada e, em 15 dias deverá se manifestar. Nossa sugestão de 15 dias atrás não foi essa, mas sim de um grupo técnico, o que esse comitê formado pelo prefeito não é.

Diante de tudo isso, somando-se ao novo decreto do Governo do Estado e da portaria da Secretaria da Saúde Estadual SES nº 270/2020, a CDL entende que não se faz necessária sua presença nesse comitê, bem como o mesmo não tem razão de ser, pois a nova portaria regulamenta o retorno às atividades no comércio, ao mesmo tempo em que nossa cidade está contemplada pelo estudo feito pela UFPEL e aceito oficialmente pelo Governo do Estado como apta a retomada das atividades, evidentemente respeitando todas as condições de higiene e segurança já previstas no Decreto Estadual.

Sendo assim, manifestamos nossa completa inconformidade ao senhor prefeito Alexandre Lindenmeyer em estender por mais 15 dias o fechamento do nosso comércio. Esperávamos que na data de hoje pudéssemos ter um plano de retomada das atividades a partir de segunda-feira, 20, respeitando todas as condições de segurança para preservar a saúde dos trabalhadores e da comunidade.

Depois de muitas tentativas em falar com o Executivo Municipal, o presidente da CDL teve o retorno de que o Prefeito Alexandre quer fazer mais uma reunião conosco amanhã pela manhã; Estaremos participando na esperança que esta posição seja revista.

Dessa forma deixamos claro, com essa quarta nota, a todos os nossos associados e comerciantes, que nossa proposição é o enquadramento imediato de nossa cidade no decreto estadual para a retomada das atividades em Rio Grande, evidentemente mantendo-nos sempre a disposição para colaborar nesse processo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email