Cadastro Positivo 2020

No dia 10/1/2020 o Presidente da CDL Rio Grande, Igor Klinger, esteve no programa Mix Café, da Rádio Livre, para falar um pouco sobre o Cadastro Positivo.

Em 2020 já está valendo o Cadastro Positivo, uma grande vitória do comércio e da população brasileira. O Cadastro Positivo no Brasil iniciou sua tramitação em 2010, com a MP 518. O texto final foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado no dia 08 de abril de 2019.

O cadastro é um banco de dados com informações de adimplemento, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, formando assim um histórico de crédito. As empresas poderão realizar consulta ao Cadastro Positivo para assim realizar uma análise de risco ao conceder o crédito para os seus clientes. O cliente, terá um score avaliando o perfil de pagamento de suas obrigações financeiras.

Assim, com o Cadastro Positivo as empresas possuem um conjunto muito maior de informações dos clientes para avaliar a concessão de crédito. Consumidores bem avaliados terão mais vantagens na hora de realizar suas compras e poderão obter taxas e condições de negociações muito maiores.

As perspectivas são de que 22 milhões de novos consumidores passem a ter acesso a crédito no Brasil. No mundo, as comprovações de melhoria no mercado são inúmeras. Nos Estados Unidos, a taxa de inadimplência caiu 43%. No Egito, houve 136% de aumento no volume de crédito. Na Itália, crescimento de 83% do público elegível para crédito nos bancos. No Brasil, para o segmento do varejo já há ganhos comprovados: um aumento de 28% na aprovação de crédito.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email